CONSCIÊNCIA E TERRITÓRIO

PÚRPURA UM

Neste primeiro encontro do Ciclo Púrpura André Louro de Almeida apresenta as leis fundamentais que subjazem à geração da consciência e o papel do “interplay” de Caos e Ordem na geração de significado.


Uma das principais visitações do caos na história humana é a emergência de doenças ou desastres naturais de grande dimensão que exigem novas ligações neurais e a abertura a estratégias de ação e miras de significado que ampliam o conhecimento, promovem solidariedade e coesão social e estimulam a consciência do meio ambiente, tanto ao nível do detalhe científico como ao nível socio-cultural na mudança de hábitos e padrões do quotidiano.


Desde sempre a reacção humana a doenças graves gerou melhores sociedades, canais de comunicação mais eficientes e uma melhor ancoragem da experiência humana na realidade concreta. Epidemias e pestes sempre foram um dos grandes despertadores da consciência ética na história, o que parece indicar uma correlação entre Natura e Divindade.


Neste encontro observaremos o papel de doenças de escala global no aperfeiçoamento da relação humana com a esfera objectiva da existência e na abertura do coração á compaixão e interajuda, que, paradoxalmente, formam o núcleo ético e moral de todos os grandes textos sagrados e narrativas simbólicas sobre a psique e a sua luta heróica contra o caos.


MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. História da Origem da Consciência - Erich Neumann

  2. The Origin of Consciousness in the Breakdown of the Bicameral Mind - Julian Jaynes

  3. O Significado Psicológico dos Motivos de Redenção nos Contos de Fada - Marie Louise Von Franz

  4. Maps of Meaning - Jordan Peterson

  5. Aeon - Carl G. Jung

Púrpura 01


Acesso individual: 5€


Púrpura 01 está disponível no arquivo de gravações de André Louro de Almeida na plataforma Vimeo.


Acesso livre e ilimitado, durante 2 anos.

__________

Para adquirir acesso individual a este conteúdo, por favor escreva-nos um email para lhe darmos dados para transferência bancária.

No final, não se esqueça de nos enviar o comprovativo de transferência.

 

NOTA: Este conteúdo está incluído na mensalidade Lumina.

- Saiba mais aqui! -

Faça login para aceder links

Selecione link para assistir ao Púrpura 01:


VER . PÚRPURA 01

VER . PÚRPURA 01 - ADENDA

triptico.jpg
rodape-andre-louro-de-almeida.png

UM SITE ANDRÉ LOURO DE ALMEIDA, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS