MONARCA UNIVERSAL | CICLO 2

A LÂMPADA NO DESERTO

EDIÇÃO 2022

"É Meia-Noite

Um Vento gelado estende-se sobre o deserto da Humanidade

O frio azul das estrelas distantes inspira, mas não aquece

Esta é a hora do Cavaleiro do Reino

Ele traz uma Lanterna acesa em Nome do Rei do Mundo”

01 | O PORTAL

PENETRANDO O MISTÉRIO

2 | O HOMEM AXIAL

O SER HUMANO COMO

TERMINAL DA RADIAÇÃO DA FONTE

3 | A PASSAGEM

DO IRREAL AO REAL

MÓDULOS

APRESENTAÇÃO VÍDEO

 

4 | O VIGILANTE

AS SOMBRAS NO JARDIM

5 | ESTÁGIOS DA ASCENÇÃO

AS NOVE ESTAÇÕES ENTRE

A IGNORÂNCIA E A UNIÃO

A ESTRUTURA DO SER INTEGRAL

6 | O ÁTOMO HUMANO

 

Uma Nota de André Louro de Almeida:


"Monarca Universal é dirigido aos que buscam a auto-revelação, de forma sincera, com um compromisso perante si próprios. O segundo ciclo do Monarca Universal – A Lâmpada no Deserto - é uma plataforma para o amadurecimento do caminho interior e visa amplificar ao máximo a capacidade de cada ser irradiar o seu fogo interno sobre o planeta.

As origens deste conhecimento são parte da doutrina de Shamballa e anteriores mesmo à emergência da Teosofia moderna. São conhecimentos que passaram de mestres a discípulos à centenas de anos em ambientes herméticos e de difícil acesso geográfico. 

É um privilégio para nós, emissores e receptores, podermos recriar estes ambientes para o séc. XXI, e assim, electrizar a atmosfera da terra com o Grande Coração Compassivo. O meu desejo é que estes conhecimentos, modelos e práticas possam trazer Alegria, gerar a Paz e aumentar a Confiança no coração dos coligados no programa Monarca Universal."

 

 

MÓDULO 1 | O PORTAL

Penetrando o Mistério

Existe um ritual natural dentro de mim. Como descobri-lo e praticá-lo?

Monarca Universal é um poderoso acto Imaginal para a compreensão e para a revelação da tarefa da Alma, o habitante interno, que procura transmitir a sua Luz ao nível humano do Ser Total. 

 

O poder dinâmico deste acto imaginal, vem do facto de, através dele, se invocar o lugar nobre que a Alma ocupa na Criação - o lugar sacerdortal entre o Infinito insondável e o mundo mental e emocional dos Homens.
Esse poder vem da posição mediadora da Alma, e do facto de a Alma ocupar uma posição equidistante do Espírito e da personalidade, sendo assim capaz de compreender e integrar, num nível interno, o infinito potencial e os limites humanos.

Neste primeiro módulo – O Portal - iremos desenvolver de uma forma definida o reconhecimento pessoal das sete etapas do trabalho imaginal; as sete etapas ou imagens vivas, que compreende o acesso a este poderoso simbolo e código imaginal. Estas etapas são a Viagem, o Templo, a Contemplação, a Rotação, a Assunção do Trono, a Irradiação nas 4 Direcções e o Retorno. Iremos estudar cada um destes momentos até que se tornem parte de uma prática diária ou semanal de consolidação do acesso ao Lugar Superior que a Alma ocupa. Por um processo de identificação progressiva, aprendemos a unir a Terra e o Céu, alinhando o nosso Ser com a Realidade plena da Vida no Tempo Interior. Este módulo lança também um olhar profundo sobre os instrumentos do Monarca e o seu uso ritual: A Sala | O Trono | O Vajra - ou o Ceptro | A Coroa.

Programa
MUII.1
Ciclo I - O Trono do Mundo Uma Revisão

MUII.2
As Sete Etapas do Trabalho

MUII.3
A Viagem
O Templo
& a Contemplação

MUII.4
Rotação
Assunção dos Instrumentos
Irradiação nas Quatro Direcções
Retorno

MUII.5
Os Instrumentos e o seu uso

_____

Aulas de acesso livre:

MUII.3 - A Viagem - Parte 1

What you Get?
1. A estabilização na consciência diurna do Templo Interior
2. Compreensão dos Rituais da Vida nos seus aspectos mais belos, mais simples e universais
3. Prática da Ciência da Identificação com a Alma
4. Uma transformação do quotidiano de uma existência horizontal de sobrevivência e reacção para um ritual de meditação na acção
5. Uma visão do Grande Ser latente no nosso Coração

Nível de Aprofundamento
25h

Datas
Abril | 23
Maio | 7, 28
Junho | 18, 25

 

 

MÓDULO 2 | O HOMEM AXIAL

O Ser Humano como Terminal da Radiação da Fonte

Sete fios divinos compõem a tapeçaria da criação

que fios tecem o meu ser?

A realidade é multifásica. A Verdade pode ser aproximada através de nove chaves. Segundo Blavatsky essas chaves seriam as aproximações Astro-Psicológica (a chave humana), Simbólica, Teológica, Numérica (que inclui a Geometria Sagrada), Metafísica, Mística e Científica. H. Blavastky afirmou também, no final do séc. IXX, e sob impressão dos seus Mestres, que a próxima instrução da Hierarquia seria a Chave Astro- Psicológica dos Mistérios. Essa seria a Nota Hierárquica para o séc. XX. Essa afirmação verificou-se. O novo impulse adquiriu uma via exotérica - a Escola Psicológica de Zurique ligada a Jung, e uma via esotérica, a Escola Arcana, ligada a Alice Bailey.

Neste segundo módulo – O Homem Axial - iremos mais fundo na compreensão do maravilhoso processo de auto-revelação através da compreensão dos Raios que nos vivificam, nos impulsionam e nos sustentam. As Sete Radiações Divinas, no microcosmo, formam a semente de toda a psicologia futura e a sua integração á consciência, gera uma amplificação imensa em nós, um Ser Axial, isto é: alinhado, não com uma ideologia, mas com as energias vivas que emanam do Alto.

Em um nível muito profundo somos um Raio Divino em revelação, uma Alma luminosa com um Raio como forma de mediação e uma personalidade progressivamente integrada.

Programa
MUII.6
O Raio da Personalidade

MUII.7
O Raio da Alma

MUII.8
O Corpo Etérico e Impressão Hierárquica

MUII.9
O Raio Monádico

What you Get?
1. Uma Chave de acesso ao Centro do Ser
2. Uma ferramenta de auto-análise
3. Activação da auto-imagem sagrada
4. Uma introdução à Psicologia Esotérica
5. A percepção da acção humana como forma de união com os Raios

Nível de Aprofundamento
20h

Datas
Julho | 9, 23
Agosto | 6, 20

 

MÓDULO 03  |  A PASSAGEM
Do Irreal ao Real

Como dirigir a minha vontade para além dos véus?

Entre a vida da consciência tridimensional e a vida da Alma, três véus se erguem e devem ser gradualmente superados. Estes véus eram descritos na Tradição Helénica como a Hidra de Três Cabeças, um poderoso animal mitológico que separa o Peregrino da união com a sua Luz Interna. Na tradição dos trovadores, equivale ao dragão negro que impede o Herói (a Consciência Solar, fortemente volítiva) de se unir à sua Amada (a Alma). 

 

Ao mesmo tempo que fortalecemos o Antakarana, a ponte com a Fonte interna, devemos usar a luz recebida para a dissipação desse véu complexo que nos separa de nós mesmos. Sao três véus que actuam como Maya Física, a Miragem Astral e a Ilusão Mental. Na verdade, a partir de um certo grau de subtileza estas antigas forças planetárias não podem ser dissipadas, nem mesmo pelas qualidades combinadas da Personalidade. É necessário a capacidade de transformar a Luz Interna em um instrumento de irradiação, destruição e dissipação. Essa luz é a dadiva da entrega da Alma, tem uma vida própria e pode enfrentar com segurança os véus da consciência humana.

Neste módulo – A Passagem – iremos criar um mapa dos pontos pessoais de contacto com a ilusão mundial. Este mapa é um auxílio precioso na travessia do Irreal ao Real.

Programa
MUII.10
Maya Física


MUII.11
Miragem Astral


MUII.12
Ilusão Mental


MUII.13
Clonagem Causal


MUII.14
Perigos da Meditação & Meditação Ardente

What you Get?
1. Consciência do poder da Alma de nos libertar da ilusão planetária

2. Uma compreensão da técnica pessoal de dissipação dos véus

3. Coragem e segurança para o Caminho Interior

4. Uma visão desapaixonada da ilusão mundial

5. Capacidade de auto-superarção, a partir do plano do Eu Superior

6. Śūnyatā

Nível de Aprofundamento:
25h

Datas
Setembro | 3, 17
Outubro | 8, 22
Novembro | 12

 
 

 

MÓDULO 04 | O VIGILANTE
As Sombras no Jardim

Na aproximação à luz, como reconhecer a minha sombra?

No seu nível evolucionário, a Realidade compreende duas polaridades: Céu e Terra, vertical e Luz e Trevas, horizontal. A nota do séc. XXI será a capacidade de acrescentar a acção da Vida Causal ás dualidades vertical e horizontal; e a formação da Humanidade na Lei da Harmonia e do Equilíbrio, o que equivale á revelação do poder do plano causal na História humana e à emergência de um novo e magnífico ciclo de Quarto Raio* na Terra.

Assim, ao entrar no Caminho do Monarca Universal, o Peregrino deve responder fielmente á sua intuição; esta misteriosa qualidade baptismal que se liberta do plano causal iluminando a mente, qualidade que é a fonte da Harmonia. Sem a intuição, como guia, as nuvens escuras predominariam na Senda Interior.

Neste módulo – O Vigilante - exercitamos um olhar vigilante sobre a nossa própria sombra, assumindo um processo de auto-análise desapaixonada mas sem qualquer espaço para auto-depreciação. Detectando a própria sombra podemos reconhecer como esta se torna tangencial ás forças obscuras que aprisionam a Humanidade. Isso permite ao Monarca, em formação, ver a acção da Loja Negra sobre ele mesmo, além dos véus da política, arte, economia e cultura.

*Harmonia através do Conflicto – consultar os Raios e Iniciações, A. Bailey

 

Programa
MUII.15

Sombra do Raio Pessoal

MUII.16
Hiper Estimulação, Grandiosidade e Narcisismo Espiritual

 

MUII.17
A Loja Negra

 

What you Get?

1. Visão impessoal sobre a nossa própria sombra
2. Compreensão dos mecanismos de auto-ilusão
3. Clareza sobre os métodos das forças contrárias à evolução

4. Construção de uma aura radiante e protectora a partir da Luz Causal

 

Nível de Aprofundamento
15h

 

Datas
Novembro | 26
Dezembro | 10, 17

 

 

MÓDULO 05  |  ESTÁGIOS DA ASCENÇÃO
As Nove Estações entre a Ignorância e a União

Como atravessar os níveis entre a consciência externa e a união monádica?

Estágios da Ascensão é um modulo mágico e extremamente dinamizador, formando o núcleo do ciclo Monarca Universal - A Lâmpada no Deserto. Através de uma história sublime e bela, com uma tipologia cuidadosa e
compassiva e uma simbologia refinada, Mestre Morya, ensina-nos os 12 estágios que nos levam da condição de ansiedade perante a realização da nossa própria ignorância e a cooperação consciente e livre com os
Princípios Divinos, como Co-criadores.

Esta gradação, permite a cada Ser presente no programa Monarca Universal, se situar e auto-avaliar na senda dourada entre a ignorância e a Vida. Em uma fase amadurecida desta viagem radiante por estados gradualmente mais amplos, encontra-se o estágio da Lâmpada no Deserto, no qual o Peregrino se transforma numa fonte de magnetismo e significado para o mundo.

Programa
MUII.18
Plano Causal - O Espelho
Plano Monádico - A Vida
Processo Iniciático - O Caminho


MUII.19
O Alarmado
O Indagador
O que Bate á Porta


MUII.20
O Atento
O que Recorda


MUII.21
O que transmite
O que porta a Espada
O Poderoso


MUII.22
A Lâmpada do Deserto
O Leão do Deserto


MUII.23
O Co-Criador
O Criador


What you Get?
1. Uma Visão clara do Caminho
2. Poder de reflexão sobre a meta para cada fase da vida
3. A dinamização do potencial de União com a Hierarquia
4. Uma Cognição intuitiva avançada
5. Paz Profunda pelo contacto com a mente do Mestre


Nível de Aprofundamento
30h


Datas
Janeiro | 14, 28
Fevereiro | 11, 25
Março | 11, 25

 

 

MÓDULO 06  |  O ÁTOMO HUMANO
A Estrutura do Ser Integral

Diferentes vozes dialogam dentro de mim.
Quem sou eu?

O conhecimento exotérico da psique formou uma das mais importantes realizações do séc. XX. Esta revolução cultural, grávida de uma nova linguagem gnóstica, complementando e equilibrando o nosso poder tecnológico sobre o mundo externo, teve o seu pivot na figura de Carl Gustav Jung e inspirou grande parte da Visão não materialista dos
intelectuais do presente. 

André propõe neste sexto módulo – O Átomo Humano - um modelo para o Ser através de uma linguagem clara e articulada com muitos dos conceitos contemporâneos e compatível com a exigência de sofisticação do homem
moderno. Com base no modelo jungiano da psique, mas integrando uma clara distinção entre psique, Alma e Espírito, são propostos cinco núcleos que formam o Ser Total, e que interagem de forma progressivamente harmoniosa á medida que acontece a maturidade psicológica. Desta maturidade emerge o Eu Real, que actualiza tanto o Eu Superior como
os Níveis do Ego e do Eu consciente (que enfrentam problemas e oportunidades no tempo), numa Síntese Psicológica indestrutível. O módulo termina com a contemplação deste Homem Integral através da descoberta em cada um do Cântico do Ser, o estado do Cavalo de Vento.

 

Programa
MUII.24
Introdução
O Eu Consciente


MUII.25
O Eu Superior
O Eu Básico


MUII.26
O Eu Arquetípico


MUII.27
O Ser Psíquico - O Discípulo


MUII.28
Os Caminhos e a Rosa do Mundo


MUII.29
A Roda da Fortuna
Hermes


MUII.30
Trabalho com o Átomo Humano
O Cântico do Ser


What you Get?
1. Uma percepcão moderna do fenómeno da psique
2. Um modelo das trocas de diferentes tipos de energia que convergem para a psique
3. Percepção da função, utilidade e sacralidade do ego
4. Um nível de elevado detalhe de autoconhecimento
5. Um mapa do trabalho psicológico integral
6. Uma actualização da linguagem alquímica para o séc. XXI


Nível de Aprofundamento
35h


Datas
Abril | 8, 22
Maio | 13, 27
Junho | 10, 24
Julho | 8


Encontro Encerro Ciclo A Lâmpada no Deserto | 22 Julho

Inscrições Abertas para a primeira edição (2022)

FORMATO

 

O Ciclo II – A Lâmpada no Deserto – é dividido em 6 módulos, com 30 encontros e um encontro de encerro do ciclo.
Cada encontro tem uma duração aproximada de 5 horas.

Os encontros são realizados em directo, via Zoom, e alguns encontros presenciais (dependendo do enquadramento sanitário nacional).
Caso não lhe seja possível par`cipar em directo pode aceder em diferido, aos vídeos editados e disponibilizados na área exclusiva do coligado MU.

_____

6 módulos | 30 encontros + Encontro Encerramento | 5h

Online | Zoom


DURAÇÃO
 
Abril 2022 - Julho 2023
2 encontros mensais
Sáb | 15h - 20h


COLIGAÇÃO
 

O processo de coligação faz-se através de email.
O coligado tem acesso à área reservada do Coligado Monarca Universal onde estão os conteúdos do ciclo: videos editados, ficheiros de apoio, exercícios, etc

_____

Notas:
Os módulos do programa Monarca Universal são sequenciais e implicam o visionamento dos conteúdos anteriores.

 

Não é possível adquirir módulos avulsos.

 

Pode participar na 2ª edição do Ciclo I, O Trono do Mundo, e no Ciclo II, A Lâmpada no Deserto, em paralelo. Consulte o programa do Ciclo I.

INFORMAÇÕES

& COLIGAÇÃO

 
tripticos-001.jpg
rodape-andre-louro-de-almeida.png

UM SITE ANDRÉ LOURO DE ALMEIDA, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS