top of page

O Centro Flamejante

Atualizado: 21 de mai. de 2023

1

As quatro qualidades do centro flamejante entre os pulmões são: A Esperança, O Amor, A Coragem A Paz.


2

O Coração irradia incondicionalmente a visão da Esperança, o chama do Amor, a turbina da Coragem e o lugar da Paz.


3

Estas qualidades revelam o nível solar dos quatro elementos. ar, fogo, água e terra respectivamente.


4

Ao se reunirem os quatro elementos num silencioso projecto de transcendência gradualmente se acende um brilho especial no campo do Peregrino.


5

Este brilho emana da Síntese dos elementos no Coração, uma Síntese do ser, da existência, da matéria e do Espírito formando um ponto incandescente no centro do Coração girando sobre si próprio a uma velocidade supra-luminar.


6

Tal nível de Unificação dos elementos só pode acontecer na Esfera Hermética, o centro flamejante e, acontecendo, sempre se cristaliza este poderoso ponto-de-fuga invisível no indivíduo, para onde múltiplas linhas exteriores convergem.


7

Estas linhas podem ser culturais, ético-políticas, psicológicas ou mesmo ( e apenas ) energias subtis e inefáveis, atraídas pelo ponto incandescente no centro do Centro Flamejante.


8

Este ponto misterioso, a Síntese, é o modelo, a pre-figuração, o ponto-de-fuga, para a História e para a construção da Cidade Brilhante na Colina.


9

O Amor existe na Eternidade mas a Síntese é já uma conquista do tempo histórico pelo poder do Espírito.


10

Por isso os antigos em grande reverência chamavam ao Coração não apenas o templo do Amor, mas o cálice da Síntese. E adornavam as crianças, as casas e os objectos de uso quotidiano com os símbolos deste Cálice.



_____

Cartas da Montanha Branca

Março 2023

64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Algumas considerações sobre o poder do Discípulo

És chamado a dar, à massa de energia que sobrevoa a tua consciência, uma forma terrestre. O “objecto” final tem ponto de emergência, um volume, um som, uma cor. Apesar de não poderes antecipar o resul

Um Sinal da Montanha Branca

No lugar do compromisso com o fundamental observamos a escravidão ao secundário. Mas um ideário político não poderá forçar as pessoas a superar o apego ao que é pequeno e indigno nem o apego ao que

Os Homens e as Asas

apontamentos (nem Católico, nem Gnóstico) 1 A Gnose permite caminhar até meio da Ponte. Sem um impulso gnóstico, inexplicável por nenhum processo de acumulação cultural e sem um ciclo de identificação

1 Comment


Emília Pessoa
Emília Pessoa
Apr 02, 2023

Tem sido muito importante para o meu eu consciente perceber o quão belo é aquele que se encontra por trás dos véus. E poder entregar-se a ele é uma dádiva.

Like
bottom of page